Oferta de formação (pesquisa rápida)
Pesquisa avançada



PRÓXIMOS CURSOS:

Local: Lisboa
Data: 22 de Maio de 2025
Código: RC-L-10525


Resolução de Casos Práticos no Branqueamento de Capitais


HORÁRIO:
10H00 às 13H00
Total: 3 Horas

OBJETIVO GERAL:
Este curso pretende:
Capacitar os participantes para identificar e mitigar os riscos associados ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo na atividade imobiliária.
Fornecer ferramentas práticas para avaliar os riscos no setor imobiliário e elaborar relatórios de avaliação de risco em alinhamento com a lei e a regulamentação do IMPIC, IP.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No final do curso os formandos serão capazes de:
Compreender os princípios fundamentais da legislação e regulamentação aplicável em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
Identificar as transações imobiliárias e os contratos de arrendamento com potencial risco de branqueamento de capitais.
Elaborar relatórios de avaliação de risco de acordo com as exigências legais e regulamentares.
Aplicar metodologias práticas na resolução de casos reais.

DESTINATÁRIOS:
O curso destina-se aos responsáveis pelo cumprimento normativo das entidades, gerentes/administradores e consultores.

PRÉ-REQUISITOS:
Conhecimentos prévios em matéria de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

MODALIDADE:
Presencial

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO:
Durante a formação serão utilizados os métodos expositivo e interrogativo e a análise de estudos de caso. 24 Horas antes da data de formação agendada, confirma-se ao formando, através do e-mail indicado na Ficha de Inscrição nos Dados do Participante, a morada da formação, quando presencial ou os links para a frequência da mesma, para a execução do teste e a execução do questionário de satisfação.

CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO:
A formação decorrerá de acordo com a metodologia mencionada, sendo que ao longo da mesma incentiva-se a participação de todos os intervenientes, de forma a que esta seja mais dinâmica. No final da formação, é disponibilizado um teste de avaliação no qual, os participantes devem acertar em pelo menos, 50% das questões.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Módulo 1: Enquadramento Legal e Regulamentar
Duração: 1 hora
Conteúdos:
Fundamentos do branqueamento de capitais e o impacto no setor imobiliário.
Enquadramento legal e regulamentar do IMPIC.
Breve abordagem concetual e prática,
Indicadores de risco e sinais de alerta em transações e contratos de arrendamento.

Módulo 2: Avaliação de Risco e Elaboração de Relatórios
Duração: 2 horas
Conteúdos:
Matriz de risco para a avaliação de risco de transações imobiliárias e contratos de arrendamento.
Estrutura e elementos essenciais de um relatório de avaliação de risco.
Atividades Práticas:
Resolução de casos práticos com elaboração de relatórios de risco.
Comunicação de operação suspeita ao UIF/PJ e DCIAP.

DURAÇÃO:
1 sessão das 10h ás 13h
Total: 3 horas

RECURSOS PEDAGÓGICOS E ESPAÇOS:
Manual(s) de formação, Legislação (quando aplicável), disponibilizados aquando do envio do Certificado de Formação Profissional.

PREÇOS:
Preço para Agentes de Empresas Associadas: 40,00 € *
Preço para Agentes de Empresas não Associadas: 55,00 € *
* (Isento de IVA ao abrigo do nº 10 do art. 9º do CIVA)

 

Faça aqui a sua inscrição!

 

Sobre o Formador

 

Pedro Coimbra

Licenciado em Direito em 1994, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, inspetor de finanças de carreira, desempenhou funções de dirigente como Diretor da Direção de Inspeção do IMPIC, I.P., no período de 2013 a 2020, com enfoque nos setores do imobiliário e da construção sendo atualmente formador nas áreas das obrigações legais das entidades de mediação imobiliária, combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e no regime geral de prevenção da corrupção e infrações conexas.


Na Academia APEMIP ministra formações de Branqueamento de Capitais; Tudo o que é preciso saber sobe a fiscalização do IMPIC, IP; Regime Geral de Prevenção de Corrupção e dos Denunciantes no Setor Imobiliário; Documentação e Comunicações ao IMPIC, IP; e o módulo de Legislação no curso CIC – Consultor Imobiliário Certificado.