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PRÓXIMOS CURSOS:

Local: Lisboa
Data: 17 a 21 de Junho de 2024
Código: CC-L-5064

Local: Porto
Data: 24 a 28 de Junho de 2024
Código: CC-N-5064


CIC - Consultor Imobiliário Certificado


HORÁRIO:
10H00 às 17H15 / 10H00 às 17H15
Total: 30 Horas

OBJETIVO GERAL:
Este curso pretende maximizar a credibilização da profissão de Agente Imobiliário dotando os participantes das ferramentas necessárias para o desenvolvimento idóneo da mesma, abrangendo conhecimentos nas áreas de legislação, planeamento, gestão, negociação, marketing; angariação e ética.

DESTINATÁRIOS:
Este curso destina-se a todos os agentes imobiliários que pretendam ser certificados na sua atividade, com a garantia APEMIP.

CONDIÇÕES DE ACESSO:
Ser possuidor de pelo menos, uma das seguintes condições:
- Ter completado o Ciclo Formativo da APEMIP composto pelos cursos de API (Acesso à Profissão de Agente Imobiliário), AGI (Agente Imobiliário) e DPI (Desenvolvimento da Profissão Imobiliária);
- Trabalhar, no mínimo há 3 anos ininterruptos como Agente ou Consultor Imobiliário;
- Ser titular de licença AMI ou prestar serviços a entidade detentora da mesma.

MODALIDADE:
Presencial

DURAÇÃO:
5 dias
Total: 30 horas

HORÁRIO:
10:00-13H00 e 14H15-17:15

Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5
Manhã Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde
M1-Legislação M2 - Planeamento de Negócio e Gestão de Tempo M3 - MKT Digital M4 - MKT Pessoal M5 - Cliente Vendedor M6 - Cliente Comprador M7 - Mercado Imobiliário M8 - Angariação Exclusivos M9 - Técnicas de Negociação
Pedro Coimbra António Teixeira | Madalena Reza Marco Costa | Marco Gouveia | Rita Sampaio Pedro Caramez | Marco Gouveia | Rita Sampaio Mónica Silva José Almeida Marina Ferreira Carlos Moura da Costa

 

PREÇOS:
Preço para Agentes de Empresas Associadas: 420,00 € *
Preço para Agentes de Empresas não Associadas: 500,00 € *
* (Isento de IVA ao abrigo do nº 10 do art. 9º do CIVA)

 

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MÓDULO 1 – LEGISLAÇÃO

OBJETIVO GERAL:
Este módulo pretende dotar os participantes do conhecimento das linhas gerais do Código Deontológico da APEMIP, da Lei de Mediação Imobiliária e da prevenção do branqueamento de capitais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No final do curso os participantes serão capazes:
- Identificar os princípios e os deveres deontológicos do mediador imobiliário
- Limites à atuação no relacionamento com os clientes e parceiros da mediadora imobiliária
- Conhecer os procedimentos a adotar no âmbito do contrato de mediação imobiliária
- Implementar a adoção do modelo de risco eficaz na prevenção do branqueamento de capitais
- Compreender e conhecer os fatores de risco na prevenção do branqueamento de capitais

DURAÇÃO:
1 sessão – 3h

HORÁRIO:
2ª feira, 10:00-13:00

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Baseado em:
1. Código Deontológico do mediador imobiliário
2. Regime Jurídico da Mediação imobiliária
a) A atividade de mediação imobiliária
b) Os requisitos de licenciamento
c) Condições do exercício da atividade
d) O contrato de mediação imobiliária
e) O livro de reclamações
3. Branqueamento de Capitais
a) Entidades com atividade imobiliária
b) Modelo de risco eficaz
c) Deveres das entidades obrigadas
d) Fatores de risco de branqueamento de capitais

MÓDULO 2 – PLANEAMENTO DE NEGÓCIO E GESTÃO DE TEMPO

OBJETIVO GERAL:
Este módulo pretende dotar os participantes de conhecimentos sobre gestão estratégica integrada e transversal a toda a organização de modo a desenvolverem comportamentos estruturantes de sustentabilidade, acrescentando valor a partir do comportamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No final do curso os participantes serão capazes:
- Identificar os pilares essenciais da gestão estratégica
- Conhecer instrumentos de gestão estratégica
- Identificar comportamentos de excelência organizacional
- Identificar o que torna a organização diferenciada no mercado
- Identificar técnicas de organização e gestão do tempo

DURAÇÃO:
1 sessão – 3h

HORÁRIO:
2ª feira, 14:15-17:15

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1. Identificar a posição da organização no mercado
2. O pensamento estratégico
3. A gestão estratégica organizacional
4. A gestão comportamental
5. Ferramentas de gestão diferenciadoras
6. A gestão estratégica e a vantagem competitiva
7. A cultura organizacional e a gestão e liderança de excelência
8. A Gestão do Tempo e do Negócio

MÓDULO 3 – MARKETING DIGITAL

OBJETIVO GERAL:
Este módulo pretende dotar os participantes da capacidade de utilização das melhores práticas de marketing digital, especialmente nas redes sociais, para aumentar a sua notoriedade, melhorar a sua presença digital e os seus resultados, gerar leads e novas oportunidades, estabelecendo e reforçando relações com antigos, atuais e potenciais clientes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No final deste módulo, os participantes serão capazes de:
- Compreender como utilizar o Marketing Digital para atrair mais clientes e gerar leads e oportunidades de negócio (combinando o poder das redes sociais e da publicidade online);
- Compreender como funcionam as redes sociais (e como isso influencia o nosso modo de comunicar e de nos relacionarmos com o nosso público-alvo);
- Identificar os melhores conteúdos a criar e publicar nas redes sociais (que promovem a sua distribuição orgânica e atraem potenciais clientes);
- Compreender as melhores estratégias de envolvimento (de modo a aumentar a interação com os conteúdos publicados).
- Perceber como utilizar a fotografia imobiliária (para tornar os seus imóveis mais atrativos perante os potenciais compradores).
- Identificar os métodos de geração de leads mais eficazes (e como converter as leads geradas em clientes).

DURAÇÃO:
1 sessão – 3h

HORÁRIO:
3ª feira, 10:00-13:00

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1. Marketing Digital
a) Introdução ao Marketing Digital
b) Principais conceitos a dominar
c) Como definir uma estratégia de Marketing Digital eficaz

2. Redes Sociais
a) Quais as principais redes sociais em Portugal
b) Como funcionam as redes sociais e como ter impacto nas mesmas
c) Marketing nas redes sociais para aumento de visibilidade e alcance
d) Marketing de conteúdo para atração de clientes
e) Como aumentar o tráfego orgânico
f) Ferramentas essenciais

3. Fotos Imobiliárias
a) Princípios básicos da fotografia imobiliária
b) Técnicas fotográficas: Como tirar fotos que se destacam
c) Como selecionar e editar as fotografias
d) Preparação de imagens para impressão e web
e) Fotografias com o smartphone: recomendações e cuidados a ter

4. Geração de Leads
a) Métodos para gerar leads online
b) Os segredos da geração de leads online
c) Como gerar leads com pouco investimento
d) Como converter leads em clientes

MÓDULO 4 – MARKETING PESSOAL

OBJETIVO GERAL:
Este módulo pretende dotar os participantes de capacidades para desenvolver uma presença profissional forte e autêntica online, especialmente no contexto da plataforma LinkedIn.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No final deste módulo, os participantes serão capazes de:
- Selecionar a rede social certa para a minha marca assim como a importância para o seu desenvolvimento;
- Identificar os elementos e atributos para a construção da marca pessoal;
- Criar e/ou otimizar o seu Perfil LinkedIn;
- Identificar o seu público-alvo e criar uma rede de networking poderosa;
- Desenvolver e publicar conteúdos com propósito e relevantes;
- Gerir comunidades online: Impactar a sua audiência;
- Como analisar os resultados.

DURAÇÃO:
1 sessão – 3h

HORÁRIO:
3ª feira, 14:15-17:15

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1. O que é a Marca Pessoal, qual a sua importância e porquê o LinkedIn;
2. Potencializar o Perfil LinkedIn & Aumentar a Presença Online.
3. Identificação do público-alvo.
4. Networking, a construção de uma base de conexões sólida.
5. A importância do conteúdo.
6. Avaliação.

MÓDULO 5 – CLIENTE VENDEDOR

OBJETIVO GERAL:
Este módulo pretende dotar os participantes de conhecimentos para conseguirem efetuar uma angariação imobiliária, superando as objeções dos proprietários, naturais neste processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No final do curso os formandos serão capazes:
- Definir os três modelos de angariação;
- Saber fazer o primeiro contacto ao proprietário, bem como saber superar as principais objeções;
- Apresentar os serviços enquanto estratégia de valor e saber contornar as objeções na angariação no contacto presencial.
- Fazer o fecho da angariação.

DURAÇÃO:
1 sessão – 3h

HORÁRIO:
4ª feira, 10:00-13:00

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1. Os três tipos de angariação: Passiva, Reativa e Proativa
2. O primeiro contacto ao proprietário
3. As objeções do primeiro contacto
4. A apresentação dos serviços enquanto estratégia de valor
5. As perguntas de fecho da angariação
6. As objeções no contacto presencial.
7. A análise dos KPI da angariação

MÓDULO 6 – CLIENTE COMPRADOR

OBJETIVO GERAL:
Este módulo pretende dotar os participantes de conhecimentos para que consigam qualificar um cliente comprador nacional e internacional, proceder à seleção dos imóveis, saber fazer a apresentação e conduzir a um fecho do negócio imobiliário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
- Qualificar clientes nacionais e estrangeiros
- Proceder à seleção de imóveis e fazer a apresentação física dos mesmos com técnicas da PNL.
- Dominar as perguntas de fecho e saber contornar as principais objeções dos compradores.

DURAÇÃO:
1 sessão – 3h

HORÁRIO:
4ª feira, 14:15-17:15

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1. Qualificação dos clientes compradores nacionais e internacionais
2. A qualificação motivacional e financeira
3. A seleção de imóveis
4. As técnicas para apresentação física dos imóveis com a PNL
5. Técnicas de fecho de negócios e a superação das objeções

MÓDULO 7 – MERCADO IMOBILIÁRIO

OBJETIVO GERAL:
Este módulo pretende dotar os participantes de conhecimentos sobre as principais fontes de dados sobre preços de venda, assim como a forma de as usar na atividade da mediação imobiliária, seja para análise comparativa de mercado, seja para conhecer as principais tendências do setor.
Tendo por base os dados disponíveis, é feita uma leitura da situação do mercado e das perspetivas futuras do mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar as fontes de informação sobre preços de venda de habitação
- Dominar as fontes de forma a produzir análises de mercado
- Aplicar os diversos indicadores no contexto da atividade da mediação imobiliária
- Perspetivar o futuro tendo por base uma leitura crítica da informação

DURAÇÃO:
1 sessão – 3h

HORÁRIO:
5ª feira, 10:00-13:00

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1.Mercado imobiliário residencial
2.Fontes de informação sobre preços de transação
3.Volumes de mercado e indicadores de absorção
4.Análises segmentadas em micro-zonas
5.Arrendamento e rendas
6.Yelds e valorização

MÓDULO 8 – ANGARIAÇÃO EXCLUSIVOS

OBJETIVO GERAL:
Este módulo pretende fornecer os conhecimentos para compreender os conceitos da Angariação em Exclusivo para melhorar as relações com os clientes e preparar as ferramentas apropriadas às diferentes etapas para uma angariação vendável.
Objetivos específicos: No final da formação, os formandos devem compreender os conceitos base da Angariação em Exclusivo, identificando e aplicando as etapas da angariação em exclusivo.

DURAÇÃO:
1 sessão – 3h

HORÁRIO:
5ª feira, 14:15-17:15

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1. Preparar principais objeções no fecho de angariação em exclusivo;
2. Construir Relação, Rapport e Feedback na abordagem a clientes proprietários;
3. Perguntas poderosas na angariação em exclusivo;
4. Qualificar proprietários e imóveis, preparar ferramentas para a visita de angariação em exclusivo;
5. Aplicar Etapas da angariação - vantagens e desvantagens;
6. Apresentar Proposta de Valor:
a) Análise SWOT;
b) Plano de comercialização;
c) Promoção e Serviço;
d) Análises Comparativas de mercado, rácios e estatísticas.

MÓDULO 9 – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

OBJETIVO GERAL:
Este módulo pretende desenvolver, preparar e adequar as ferramentas e técnicas para uma negociação eficaz na relação com o Proprietário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
- Reconhecer as necessidades dos proprietários;
- Tratar objeções e construir uma proposta de valor “solucionadora”.

DURAÇÃO:
1 sessão – 7h

HORÁRIO:
6ª feira, 10:00 ás 13:00 e das 14:15-17:15

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1. O Proprietário: As suas necessidades e a relação com o consultor
2. O “Guia para a venda da sua casa”: Que serviços oferecemos
3. A importância da Qualificação – Preparação – Negociação
4. Objeções – Conceito, tipos, categorias
5. Passos para tratar Objeções
6. Exemplos do dia-a-dia

RECURSOS PEDAGÓGICOS E ESPAÇOS:
Manual(s) de formação, Legislação (quando aplicável), disponibilizados aquando do envio do Certificado de Formação Profissional.

 

Sobre o Formador

 

Pedro Coimbra

Licenciado em Direito em 1994, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, inspetor de finanças de carreira, desempenhou funções de dirigente como Diretor da Direção de Inspeção do IMPIC, I.P., no período de 2013 a 2020, com enfoque nos setores do imobiliário e da construção sendo atualmente formador nas áreas das obrigações legais das entidades de mediação imobiliária, combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e no regime geral de prevenção da corrupção e infrações conexas.

 

 

António Teixeira

Advogado, Consultor/Formador em Direito, Diretor de Recursos Humanos, Gestor do Talento e Desenvolvimento Pessoal, desde 1998. Coach. No início da carreira foi assessor jurídico júnior do CA da empresa Vidago Melgaço e Pedras Salgadas, SA e ainda Gestor de Crédito e de Cobranças na MOPE, Lda. Formação de base na área do Direito e Pós Graduado pelas Universidades Clássica, Católica, Nova, UAL, Atlântica e pelos Institutos MORE, ISPA e ISCTE. Experiência de Direção, Coordenação e Gestão Operacional e Desenvolvimento e Implementação de Recursos Humanos. Já desenvolveu inúmeros trabalhos nas áreas da Liderança, Gestão de Equipas, Coaching, Mentoring, Desenvolvimento de Pessoas, Desenvolvimento de Equipas de Alto Rendimento Resolução de Problemas, Eficácia Pessoal e de Equipas ao longo dos últimos 25 anos. Tendo desenvolvido projetos formativos e de consultoria quer na área do direito quer na área comportamental e de Gestão RH, em organizações como a Sonangol, Epal, ACP,IAPMEI, Ministério da Segurança Social, Secretaria do Ministério da Defesa Nacional, DRH da Assembleia da República, Comissão Nacional de Eleições, ALTICE, NOVABASE, IKEA, LEROY e MERLIN, SIMAR de Loures e Oeiras, Câmara Municipal de Odivelas, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Holmes Place, Águas de Santarém, Schaeffler Automotive, Arsenal do Alfeite, Águas Públicas do Alentejo, entre outros. Nestas organizações trabalhou com quadros superiores, intermédios e gestores de equipas.

 

 

Marco Costa

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE), com um MBA em Gestão e Promoção de Negócios Imobiliários (ESAI), iniciou a sua carreira como consultor numa das principais empresas mundiais de Consultoria de Gestão (Accenture).
Fundador do blog "O Meu Negócio Imobiliário" (www.omeunegocioimobiliario.com), dedica o seu tempo a ajudar agentes imobiliários e agências no seu marketing imobiliário, através de palestras, formação e outsourcing.
Sócio da EDIC - Publicidade, empresa de marketing e comunicação que conta com clientes em diferentes países e mercados.

 

 

Pedro Caramez

Palestrante e consultor dedicado quase em exclusivo à rede LinkedIn.
Desenvolve programas de consultoria em social selling, social recruiting e LinkedIn.
Escreveu 4 livros - sobre o LinkedIn e tem centenas de publicações nas diversas revistas nacionais.

 

 

 

 

Mónica Silva

Recebeu vários prémios nacionais e internacionais, sendo 2004 o ano em que conquistou, como agente single, o 1º lugar em Portugal com 84 transações imobiliárias.
Desde 2007 já formou mais de 50 mil alunos em Portugal, Brasil e Angola.  A sua maior missão profissional é ajudar o maior número de pessoas a conquistarem os seus objetivos neste sector. Contribuir para a dignificação desta profissão, tantas vezes desvalorizada.
Um dos lemas que mais defende é que "Não existe concorrência. Existem sim, Parceiros de Negócio.

Na Academia APEMIP ministra os módulos de Cliente Vendedor e de Cliente Comprador do curso CIC – Consultor Imobiliário Certificado.

 

 

José Almeida

Gestor (UL) e MBA (UCP), desempenhou funções Gestão e de Marketing, nomeadamente em consultoria, comunicações e imobiliária. Foi Manager na KPMG, Managing Director do Grupo LAM e Diretor de Marketing da Visabeira Global. É Diretor Comercial na Confidencial Imobiliário desde 2016.

 

 

 

Marina Ferreira

Marina Ferreira, Licenciada em Gestão e Administração de Empresas e especialista em Planeamento e Controlo de Gestão. Consultora de negócios e pessoas especializada, nos últimos 20 anos, em mercado imobiliário. Ceo e Founder da empresa Marina Ferreira Coaching, a operar na área da formação, consultoria e Business Coaching, especializada no mercado imobiliário, acompanha pessoas e equipas no seu crescimento e aumento de resultados de excelência. Com certificação Internacional em Coaching com PNL pela Internacional Coaching Federation, através da ICL (Instituto de Comunicação e Linguística) e certificação internacional em New Code da PNL, através da ITANLP (Internacional Trainer´s of NLP).
Instrutora da CRS (Council Residential Specialist) e da NAR (National Association of Realtors) desde 2016, com um percurso de formações internacionais, adaptadas ao mercado Imobiliário Português. Desde 2021 colabora como docente na Universidade Europeia.
Utiliza o Business Coaching e Formação como veículo para trabalhar resultados, identificar potencial de melhoria, criar ferramentas e implementar estratégias de crescimento e desenvolvimento pessoal e empresarial.

 

 

Carlos Moura da Costa

Licenciado em Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa, a sua experiência profissional assenta sobre a gestão e formação de equipas maioritariamente comerciais, na área da Mediação Imobiliária e dos Serviços Financeiros; no Crédito Hipotecário, e na vertente do Leasing Operacional.
Na área dos serviços financeiros, primeiro no BBPI e depois na UCI (1999 - 2006), onde se especializou no Crédito Habitação, tendo assumido a Direção de algumas Agências e posteriormente a Direção Comercial. Foi formador convidado pela APEMIP nos anos 2005 e 2006, para os módulos de Crédito Habitação, no âmbito da formação obrigatória para a manutenção das licenças de Mediadores e Angariadores Imobiliários.
Na Athlon Car Lease (2008 - 2013), enquanto Sales Manager, construiu esta Sucursal (Pertencente ao Grupo Financeiro Rabobank, NL) dedicada ao Renting Automóvel, liderando o arranque do projeto em Portugal desde o desenho do Business Plan, implantação do mesmo no nosso país e a formação da equipa (Comercial e Operacional).
Nos últimos anos (desde 2015) tem estado ligado ao setor da Mediação Imobiliária onde tem desempenhado funções de gestão e direção de operações, formação e liderança de equipas comerciais, assim como no papel de ‘Coach’ para o acompanhamento e desenvolvimento de Team Leaders. 

 

 

Marco Gouveia

Consultor e Formador de Marketing Digital há 18 anos, CEO da Escola Marketing Digital e autor do livro Marketing Digital - O Guia Completo.

Na Academia APEMIP ministra o módulo de Marketing Pessoal, no curso CIC – Consultor Imobiliário Certificado.

 

 

 

 

Madalena Reza

Desenvolve atividade de Mediação Imobiliária há 23 anos, em Portugal e no estrangeiro, enquanto empreendedora e Diretora Operacional de uma rede de Franchising.
Formada em Gestão de Empresas e Mediação Imobiliária, é uma profissional certificada com Certificado de Competências Pedagógicas e Certificação Internacional em Coaching, PNL e Neurociência, mantendo-se em aprendizagem contínua.

“Auxiliar na concretização de objetivos é o que me move, porque o meu propósito é agregar valor a todos os que de alguma forma se cruzam na minha vida. Tenho o privilégio de trabalhar com paixão e isso faz toda a diferença! Trabalho diariamente com pessoas e para pessoas!”

Na Academia APEMIP ministra o curso de Gestão de Mediadoras Imobiliárias e o módulo Planeamento de Negócio e Gestão de Tempo, no curso CIC – Consultor Imobiliário Certificado.

 

 

 

Rita Sampaio

Rita Sampaio é docente na Universidade do Algarve e formadora em diversas entidades, como o Turismo de Portugal, a ANJE e a ETIC_Algarve.
Iniciou o seu percurso com a Licenciatura em Design de Comunicação em 2007 e está a terminar o Mestrado em Gestão de Marketing.
Ao longo dos seus 19 anos de experiência trabalhou em agências de Design e Marketing Digital e liderou departamentos de Marketing em vários grupos empresariais.
Como é uma apaixonada pelo mundo digital, ao longo da sua carreira foi-se especializando em Marketing Digital e Redes Sociais.
Nos últimos anos tem-se dedicado mais ao ensino e formação, mas continua a adorar um bom desafio criativo, principalmente ao nível do Branding ou da criação de eventos.

Na Academia APEMIP ministra o módulo de Marketing Pessoal, no curso CIC – Consultor Imobiliário Certificado.